Hipnose e religião - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose e religião

by ohipnologo

Você já se perguntou qual o posicionamento das religiões com relação à hipnose? Será que existe conflito entre essas duas instâncias? Bom, não é difícil encontrarmos pessoas que ainda consideram a hipnose como algo demoníaco, que pertence ao mal e que tem como objetivo dominar mentes e escravizar pessoas.

Contudo, sabemos que essa visão está absolutamente equivocada e já apresentamos neste blog diversas matérias sobre a efetividade da hipnose enquanto técnica de aprofundamento e imersão em níveis mais solapados da nossa consciência. Atualmente, a hipnose é legitimada pelas mais variadas áreas do conhecimento e produz inúmeros benefícios quando aplicada de maneira correta, subsidiada pela ética e por bons profissionais.

Por qual motivo então persistiria esta ideia errônea da prática hipnótica em algumas religiões? Na verdade, não se trata de uma compreensão geral, que permeia todos os religiosos, mas sim do juízo particular de alguns. Não existe, a princípio, conflito entre religião e hipnose. Na Sagrada Congregação do Santo Ofício de 1847, por exemplo, admitiu-se o uso de hipnose para auxiliar médicos, cientistas e profissionais que atuem dentro dos limites morais.

É justamente essa a finalidade da hipnose!! Ela não é anti-religiosa nem se propõe como ato de fé. Não há por que condená-la ao inferno ou associá-la aos demônios… Assim como uma faca comum vendida em lojas de rua pode ser usada para ferir alguém, qualquer instrumento pode ser manuseado para o bem ou para o mal. Um médico pode querer prejudicar um paciente, um professor pode causar um trauma em seu aluno, até um brinquedo infantil pode tornar-se uma arma nas mãos de pessoas mal intencionadas.

bisturiA hipnose é como um bisturi: uma ferramenta extramente potente capaz de abrir uma pessoa para a realização de coisas maravilhosas… Um bisturi pode auxiliar na retirada de um câncer, por exemplo, enquanto a hipnose ajuda na remoção de barreiras em nossos pensamentos que nos causam sofrimentos. Um bisturi, nas mãos erradas, também é perigoso. Mas não por si só! O instrumento nada faz sem a manipulação de uma pessoa…

Sendo assim, perigoso é quem aplica a medicina, a hipnose, a licenciatura, o magistrado… enfim! O profissional que faz uso de suas ferramentas sem ética e compromisso, como aquele advogado que engana seus clientes, o político que rouba a população, e mesmo o padre ou pastor que se utiliza do poder que representa para manipular seus fiéis.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange