Livre-arbítrio x Controle comportamental - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Livre-arbítrio x Controle comportamental

by ohipnologo

Você acredita em livre-arbítrio? Acha mesmo que é responsável pelas escolhas consideradas mais arbitrárias em sua vida? E se alguém pudesse adivinhar todas as suas ações, desde as mais banais, como uma sequência simples de cliques aleatórios em botões, ou até mesmo antecipar as suas preferências?

Bom, primeiro é importante deixarmos claro que a questão do livre-arbítrio aqui discutida refere-se unicamente à capacidade humana de agir por vontade pura, sem condicionantes envolvidos ou motivação predeterminada.

Não há qualquer questionamento religioso implicado nesta “provocação” de hoje, digamos assim. Sabemos que o livre-arbítrio é um assunto bastante difundido e trabalhado por algumas religiões, mas olharemos para este tema apenas sob o viés científico da coisa.rs

No vídeo a seguir, você verá o trechinho de uma pesquisa INCRÍVEL realizada pelo neurocientista britânico John-Dylan Haynes, que buscou descobrir se é possível alterarmos ou impedirmos a execução de decisões inicialmente planejadas e registradas por nosso subconsciente.

Primeiro, você precisa saber que, aparentemente, todas as nossas decisões, inclusive as denominadas arbitrárias e/ou impulsivas, surgem de maneira inconsciente em nosso cérebro 10 segundos antes de termos consciência disso, que seria, a grosso modo, o momento em que agimos.

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

Estranho, não? Como assim nossas decisões não são tomadas por nós mesmos naquele momento em que pensamos estar decidindo sobre aquilo? Estranho, confuso, porém ainda nos resta um certo grau de controle. Ufa!!

De acordo com Haynes, é possível sim intervir ativamente no processo de tomada de decisões, impedindo que um movimento planejado inconscientemente aconteça na prática. Isso, porém, só é possível quando agimos contra o movimento antes do chamado “ponto sem retorno”. Localizando este tal ponto no processo de tomada de decisão, seria algo em torno de 200 milissegundos antes de realizarmos um movimento.

Com isso, podemos afirmar que nossa liberdade é menos limitada do que se imaginava anteriormente. Pensar dessa maneira, saber que podemos controlar nossos comportamentos nos ajuda a ter atitudes mais éticas, de acordo com a cientista Kathleen Vohs, da Universidade de Minnesota.

Para saber mais sobre estes estudos envolvendo o livre-arbítrio, clique aqui. Bom, você que decide se quer ou não clicar… 😉

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange