Tenha um Plano B - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Tenha um Plano B

by ohipnologo

Tem gente que acredita que não devemos ter um Plano B, mas sim focar APENAS no A. Quando ouvimos isso, nossos cabelos ficam de pé. Do @fernandocolella, você até compreende, mas quando os cabelos do @baltresca ficam assim dá para imaginar o impacto.

Será que alguém pode nos explicar? Como focar em um único plano e ignorar o que é mais certo em nossas vidas, a incerteza? Não somos computadores! Somos seres complexos, vivemos em uma sociedade complexa, as relações humanas são complexas. Com esses dados em mãos, como se calcula a probabilidade de uma profissão alavancar? Como se tem certeza de vitória? Como conhecemos um futuro que nem ao menos começou a ser escrito? Como analisamos o fator sorte?

É claro que incentivos motivacionais como “nunca desista”, “acredite em seu potencial”, “seja consistente”, “melhore todos os dias”, “encontre algo que te dê propósito” e “busque a sua missão” são importantes, dão um gás em nossa jornada, ajudam-nos a seguir firme, mas, absolutamente nenhuma frase, vídeo, curso, mentor ou guru garantirão nosso sucesso.

Falando em incertezas, você já notou como somos rodeados por Planos B’s? Pois é, mostre a quem acredita apenas no Plano A um bote salva-vidas, paraquedas, airbag, cinto de segurança, seguro do carro, extintor de incêndio, plano de saúde, seguro de vida, HD de backup entre tantos outros. Até a vacina que você dá em seu filho é um Plano B, afinal, se houvesse a certeza de que nada iria acontecer, por que se preocupar?

Quando a mamãe diz “Leve um guarda-chuva, meu filho”, quem ousa a desacreditar na profeta progenitora? Tudo que ela quer é que você tenha um belo Plano B. – Compreenda que em todo sistema complexo há um risco impossível de ser calculado;
– Quanto mais ignoramos o risco, mais nos aproximamos dele.
– Fuja da ilusão da estabilidade;
– Se você entende que há um risco de ruína e não faz nada, você passa a ser o responsável pela ruína.

Pensar no futuro deve ser uma ação presente. Talvez esteja na hora de você construir o seu Plano Bravo.


Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bravo Hipnose (@bravohipnose) a

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange