Influência, autoridade e obediência - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Influência, autoridade e obediência

by ohipnologo

Você seria capaz de fazer mal a outra pessoa, ferir alguém sem nenhum motivo aparente, sem estar sob sérias ameaças ou algo do tipo? Isso mesmo… Se alguém te pedisse, por exemplo, para dar um choque em um desconhecido, será que você faria isso?

Provavelmente, sua resposta foi não (eu espero), mas acredite: algumas situações e pessoas exercem uma influência tão grande em nossos comportamentos que talvez você até aceitasse torturar alguém totalmente de graça ou “em nome da ciência”…

Em 1961, o psicólogo Stanley Milgram desenvolveu um experimento chocante (literalmente) enquanto pesquisava sobre obediência à autoridade. A experiência consistia em recrutar voluntários para uma suposta investigação científica sobre aprendizagem. A proposta de Milgram era que o participante, sob o comando de um pesquisador devidamente trajado com seu jaleco, disparasse choques elétricos em um aluno amarrado a uma cadeira com eletrodos.

Primeiramente, o falso aluno decoraria uma lista com pares de palavras das quais deveria se recordar posteriormente. A cada resposta errada, o aluno seria punido com um choque disparado pelo participante voluntário. Os choques teriam sua intensidade aumentada a cada erro, chegando à marca da letalidade.

Para compreender melhor o experimento e saber a que conclusão Milgram chegou, assista ao vídeo abaixo. Trata-se de uma reprodução mais atual do mesmo teste.

Bom, poderíamos tentar justificar estes resultados alegando que antigamente as coisas eram diferentes, que obediência e autoridade tinham outros valores e pesos na sociedade, porém o experimento de Milgram foi reproduzido diversas vezes para constatar justamente isso: se os resultados originais se repetiriam hoje. Infelizmente, todas as conclusões foram muito parecidas com as do psicólogo e a porcentagem de pessoas que interrompeu o experimento para ajudar o aluno em choque permaneceu em zero sempre.

Certamente, um experimento como este não passaria despercebido pela sociedade, sem gerar grandes polêmicas. Milgram recebeu diversas acusações, além de ter seus resultados questionados por inúmeros motivos.

Contudo, é importante refletirmos sobre o que temos feito em nome da ciência ou de outras autoridades, a quem estamos servindo e em troca do que exatamente. Um dos questionamentos feitos ao experimento é que as instruções dadas por Milgram não refletiam ordens e, por isso, não poderíamos considerar uma questão de obediência à autoridade.

Ainda assim, é inegável a influência que algumas profissões, cargos e instâncias exercem sobre nossos comportamentos, não acha? Aliás, se você é pai, mãe, professor, médico, diretor, facilmente conseguirá identificar em seu dia a dia o peso atribuído às suas palavras, a importância dada pelos outros (um filho, paciente, aluno) aos seus pedidos e sugestões e a influência que você exerce na vida alheia…

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange