Mito ou verdade: as expressões faciais revelam emoções? - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Mito ou verdade: as expressões faciais revelam emoções?

by ohipnologo

Mito! As expressões faciais NÃO revelam emoções, ao contrário do que muita gente imagina.

Mesmo que você tenha estudado sobre isso é preciso saber que um rosto não expressará aquilo que estamos sentindo no momento. Pelo menos é o que apontam os estudos da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, e da Universidade de Monfort, em Leicester (Inglaterra). 

Mas fique calmo! Antes de você sair desconfiando de tudo e de todos – inclusive deste artigo e desta notícia – a boa nova é que as expressões faciais, na verdade, revelam muito mais do que emoções… Elas podem revelar as nossas intenções, o que queremos de uma interação social.

O melhor exemplo para entender isso é pensar na cara de dó que o seu cachorro faz quando te vê comendo alguma coisa… A expressão dele pode até parecer de tristeza, mas é bem provável que o objetivo ali seja conseguir um teco da sua comida.

Pensar nas expressões faciais como ferramenta de comunicação de nossas intenções pode até nos deixar confusos em um primeiro momento, mas também nos tornar grandes “negociadores“.

Exemplo: ao invés de se afastar da sua namorada por achar que ela está triste ao notar uma cara de choro, você pode começar a imaginar e entender que essa expressão dela, este mesmo choro revela um desejo de acolhimento, uma vontade de ser abraçada por você.

Outra descoberta revelada pelos mesmos estudos é que fazemos mais “caras e bocas”, ou seja, nos expressamos mais facialmente quando achamos que alguém está nos observando. Quando estamos sozinhos assistindo a um filme engraçado, por exemplo, talvez não soltemos aquela risada alta. Já na companhia de outras pessoas, a probabilidade de sorrirmos mais nesta mesma situação aumenta, pois estamos sempre verificando como os outros reagem a nós.

Para ler mais sobre este assunto, é só clicar aqui.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange