Hipnose e fibromialgia - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose e fibromialgia

by ohipnologo

Você sabia que a hipnose pode ser uma grande aliada no tratamento de dores? Bom, nós já apresentamos este tópico aqui no HipnoBlog, onde destacamos a utilização da técnica hipnótica pelos próprios fisioterapeutas e os benefícios que esta prática conjunta (hipnose e fisioterapia) promove aos pacientes que dela fazem uso. Para rever o post Hipnose e fisioterapia no tratamento da dor, clique aqui.

Dessa vez, porém, gostaria de focar mais na questão da fibromialgia, uma síndrome dolorosa crônica de origem ainda controversa e que tem ganhado espaço nos centros de pesquisas, laboratórios e, infelizmente, nos consultórios médicos.

Os diagnósticos de fibromialgia têm aumentado de maneira assustadora nos últimos anos, o que desencadeou a procura por outras formas de tratamento para além do medicamentoso. Isso também por se considerar que a fibromialgia possui um componente psicológico fortíssimo que pode e deve ser tratado com  o auxílio de ferramentas alternativas. A hipnose tem destacado-se neste meio como uma importante ferramenta no tratamento da dor, como já mencionado anteriormente, principalmente em síndromes fibromiálgicas.

Para validar a eficiência da técnica, um estudo realizado em 2015 investigou o efeito de intervenções hipnóticas em pacientes com fibromialgia, buscando analisar primordialmente a ocorrência de novas percepções e configurações subjetivas da dor por eles vivenciada.

Diferentemente de outros trabalhos com hipnose, essa pesquisa baseou-se no formato grupal de atendimento. Foram 12 sessões de hipnoterapia em grupo, realizadas no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP) da Universidade de Brasília (UnB), com 10 mulheres entre 28 e 58 anos.

A escolha pelo grupo demonstrou ser bastante relevante neste caso, pois, além de promover uma rede motivacional, com apoio mútuo entre as integrantes e a troca de experiências semelhantes ligadas à fibromialgia, também facilitou na aplicação da hipnose.

A experiência do transe grupal vivenciado pelas 10 mulheres com fibromialgia converteu-se em momentos de trocas afetivas, com valorização e fixação da autonomia que elas possuem no tratamento da própria dor, por meio da restauração da confiança nos mecanismos internos de recuperação da saúde.

Logo, a hipnose revelou ser uma ferramenta muito eficiente no tratamento da fibromialgia, principalmente no que diz respeito à reprogramação da mente dos pacientes, colocando-os novamente no lugar de sujeitos ativos no controle de suas dores, seus problemas e suas vidas de maneira geral.

 

 

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange