Auto-hipnose para gestantes - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Auto-hipnose para gestantes

by ohipnologo

Reserve 3 minutinhos do seu dia para ler esta notícia. Para quem não acredita nos benefícios da hipnose ou mesmo duvida de sua cientificidade, quero trazer hoje um assunto que geralmente levanta ainda mais polêmica: gestantes podem ser hipnotizadas? Quais os riscos que uma mulher grávida pode correr durante uma sessão de hipnose?

Antigamente, mas em um passado não tão distante assim, havia uma certa contraindicação da hipnose para gestantes. Mesmo sem nenhum fundamento científico ou explicação lógica, tal crença perdurou no tempo tendo como única justificativa a “manutenção da segurança”. Mas qual o perigo que a hipnose oferece à gestante ou ao bebê?

Pela escassa produção literária sobre o assunto, o “É melhor não arriscar” infelizmente tornou-se a resposta mais utilizada inclusive pelos profissionais da área aqui no Brasil.

Contudo, essa defesa nunca me satisfez. Fui, ao longo da minha carreira, em busca de respostas concretas e prováveis para não apenas matar minha curiosidade como também me tornar um hipnólogo melhor e oferecer um conhecimento seguro e real ao mundo da hipnose. Em especial às gestantes, neste caso.

Para a minha grande surpresa, a relação entre hipnose e gestação é muito mais antiga no mundo da ciência do que se imagina. Aqui mesmo, no HipnoBlog, publicamos alguns artigos sobre este tema e que surgiram como uma grande novidade (veja Parto com hipnose em Portugal Auto-hipnose em trabalho de parto).

No século XIX, o alívio das dores do parto proporcionado pelo uso da hipnose em mulheres grávidas já havia sido observado na Europa e estava sendo estudado por especialistas até que, em 1951, o francês Fernand Lamaze “trouxe à luz” um método com hipnose que englobava técnicas de respiração e relaxamento.

Os benefícios da hipnose não se restringem, porém, à diminuição das dores no momento do parto… Já imaginou poder desenvolver uma conexão maior entre a gestante e o seu bebê? De acordo com algumas linhas da Psicologia, o nosso desenvolvimento psíquico possui início ainda na vida intrauterina. Logo, conseguir aumentar esta conexão entre mãe e bebê e fortalecer o vínculo materno durante a gestação pode elevar a saúde mental da criança, contribuindo posteriormente para o seu desenvolvimento como um todo.

De acordo com o médico e hipnólogo Dr. Lucas Menezes Oliveira, diretor clínico do Instituto de Hipniatria do Triângulo Mineiro, vários estudos são conduzidos hoje com o apoio das redes públicas de saúde na Inglaterra e na Austrália. Tudo isso com o objetivo de entender melhor como a hipnose funciona, bem como a sua eficácia neste período da vida da mulher (clique aqui para saber mais).

Sobre os riscos da aplicação desta técnica em gestantes, responderei da seguinte maneira: a hipnose é indicada pela própria Organização Mundial da Saúde – OMS como uma prática complementar. 

Se você está grávida ou conhece alguma gestante, trabalha com isso ou deseja apenas conhecer mais sobre a técnica, assista ao vídeo abaixo. Trata-se de uma auto-hipnose especial para o relaxamento da gestante:

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange