Hypnoparenting: educando os filhos com hipnose - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hypnoparenting: educando os filhos com hipnose

by ohipnologo

Criar, educar e disciplinar um filho não são tarefas muito fáceis, não é mesmo? Exigem muita dedicação, carinho e às vezes pulso firme na hora de estabelecer alguns limites e fazer valer um “não”.

Sabemos que, para uma criança, a figura dos pais pode representar uma autoridade à qual ela deve se submeter. E veja que digo autoridade e não autoritarismo. A obediência pode se fazer pelo reconhecimento da sabedoria que existe naquele outro, pela identificação enquanto um modelo de adulto a ser seguido (“quando crescer, quero ser igual ao papai…”) ou mesmo pela percepção/crença de que tudo o que se lhe ordena é com base no amor e no cuidado.

Em outras palavras, estamos falando sobre algo já abordado aqui no HipnoBlog que é a questão da influência. Pais influenciam constantemente os seus filhos, tanto de forma consciente quanto inconsciente. Seus comportamentos servem de exemplo, suas atitudes e ações implicam em respostas e reações das crianças, assim como as punições, diálogos e afetos produzem efeitos diretos nestes pequenos seres.

Podemos dizer que na relação pais-filhos ocorre a chamada “hipnose diária”, fenômeno semelhante ao que acontece na relação médico-paciente, professor-aluno, dentre outros pares de influência.

Pensando nisso, a hipnoterapeuta americana Lisa Machenberg resolveu utilizar de forma intencional a hipnose enquanto técnica para disciplinar e educar os seus três filhos. Em casa, procura ajudar os menores a não fazerem xixi na cama à noite, ou melhorar a concentração das crianças durante os estudos, trabalhar a ansiedade deles… tudo isso com hipnose.

A maternagem da americana ficou tão conhecida nos EUA (até porque sua abordagem com os filhos é a mesma que emprega em sua clínica) que recebeu um nome especial: a hypnoparenting.

Aparentemente, há muita controvérsia sobre este método de Lisa, talvez pelo fato de ela afirmar que hipnotiza os filhos e o marido para que façam coisas em seu benefício o tempo todo. 

O fato é que precisamos nos lembrar sempre de que, seja de forma intencional ou não, estamos constantemente influenciando as pessoas (e sendo influenciados), principalmente as crianças pequenas e aqueles que mais apreço possuem por nós. Desta hipnose, não temos muito como escapar…

 

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange