Hipnose forense: desvendando crimes - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose forense: desvendando crimes

by ohipnologo

Você sabia que a hipnose também pode auxiliar em investigações criminais? Denominada como hipnose forense, a técnica  tem sido cada vez mais utilizada por profissionais da área de criminalística para obter informações durante a fase de inquérito de uma investigação.

Não é raro um acidente, um sequestro, estupro ou outros crimes graves acarretarem na perda de memória da vítima ou de uma testemunha. Isso devido ao choque decorrente da situação traumática. Nosso cérebro tenta nos proteger dessas lembranças ruins e passamos a não ter mais acesso a estes conteúdos. Não de forma consciente…

Com hipnose, é possível resgatar estas informações bloqueadas e recordar como o crime aconteceu. Contudo, somente vítimas e testemunhas podem ser hipnotizadas para esta finalidade já que a legislação prevê que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Além disso, é necessário que haja consentimento do sujeito a ser submetido ao processo e uma solicitação judicial com as devidas justificativas para a escolha desta técnica.

As sessões duram em média uma hora e são realizadas por um hipnoterapeuta na companhia de um especialista em retratos falados. Em Curitiba, temos o único centro especializado em hipnose forense da América Latina: o Laboratório de Hipnose Forense do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná.

Para saber mais sobre este assunto e sobre o instituto, clique aqui.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange