A força do pensamento - Rafael Baltresca

HipnoBlog

A força do pensamento

by ohipnologo

Você acredita na força do pensamento?

Se a sua resposta foi não ou talvez, pare e pense: quando você faz algo, constrói ou inventa alguma coisa, prepara uma comida, sai para jogar bola, dirige, pratica uma ação qualquer… Será que isso não surgiu antes como uma ideia?

TUDO começa em seus pensamentos!! É verdade… Inclusive os seus problemas, suas limitações, o seu sucesso e a sua felicidade.

força do pensamento2

Se o seu chefe ou a sua namorada, por exemplo, te fala que vocês precisam conversar mais tarde… Imediatamente você começa a pensar em todas as piores coisas que podem te acontecer: receber uma bronca por algo que fez, ser punido por aquilo que não fez, ser demitido ou levar um pé na bunda, enfim.

Na sequência, o seu super e eficiente sistema de defesa começa a te pré-ocupar com as saídas e soluções para isso que ainda nem aconteceu. Você pensa nos diálogos, nas desculpas, nas provas e justificativas, como contra-atacar, como sair por cima, etc.

Quando a situação real chega, você já está totalmente preparado para isso, para tudo de ruim que imaginou. Contudo, pode ser que a tal conversa não caminhe conforme o esperado e novidades comecem a surgir… novidades para as quais você NÃO se preparou. E não importa se forem coisas boas que estão te acontecendo (uma promoção no trabalho ou uma surpresa legal). Enquanto você estava se “armando para uma guerra”, sua mente juntou várias informações negativas sobre aquela pessoa, deixando-o CEGO para o que é bom. 

Neste momento, por não saberem lidar com o inesperado, muitas pessoas acabam se fechando à ideia inicial (os problemas que elas mesmas criaram em suas mentes) e direcionando os rumos da histórias para que no fim tudo saia conforme “planejaram”. Com isso, elas sabem lidar! Porém, podem ter perdido grandes oportunidades em suas vidas…

O exemplo pode parecer complexo, mas a mensagem é simples: existe em nós um impulso para tornarmos real aquilo que nós imaginamos. Para isso, buscamos elementos que sustentem as nossas ideações, que reforcem nossos “pressentimentos”. Isso é o que chamamos de força do pensamento. 

Inconscientemente, vamos dando um jeitinho de fazer acontecer aquilo que colocamos em nossas mentes como seguro. Tudo isso para – de uma forma que pode até parecer estranha, porém funcional para nosso cérebro – validarmos nossas crenças: “Eu sabia que ia dar errado! Não te falei que isso ia acontecer? Eu tinha certeza!”

Se funciona para o que é ruim e para a criação de problemas, funciona também para o que é bom e para a elaboração de soluções.

força do pensamento3

Você resolve fazer um jantar especial para o seu marido e coloca na cabeça que ele vai adorar um spaghetti alla carbonara. Procura a receita, compra os ingredientes, começa a preparar e percebe que colocou o queijo errado.

Neste momento, você aproveita para mudar a receita um pouquinho mais e dar aquele toque especial. Em sua mente está apenas a imagem e os diálogos do jantar com seu marido satisfeito, elogiando a sua comida…

Bom, para dar conta dessa ideação, sua mente vai resgatando as informações necessárias e que te levem ao resultado final: “Ele gosta de pimenta, vou colocar também. Acho que vou aproveitar e tirar um pouco da gordura, fazer com menos manteiga. Aí eu falo que fiz pensando nele, no que ele gosta…”

E, de fato, você fez!

Um exemplo mais simples do que o primeiro apenas para ilustrar sobre o poder que temos de enxergar saídas e soluções para tudo em nossas vidas. A sua mente vai buscar legitimar todas as suas “previsões”, pois para isso o seu organismo já se preparou; ele está pronto para essas consequências.

Procure, então, focar em tudo o que deseja de melhor para a sua vida, conduzir seus pensamentos para as soluções, para as suas conquistas. Dessa forma, você estará constantemente buscando dentro de você todos os recursos necessários para chegar à concretização destes sonhos.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange