Violência humana: o que desencadeia uma agressão? - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Violência humana: o que desencadeia uma agressão?

by ohipnologo

Você seria capaz de fazer mal a outra pessoa, ferir alguém sem nenhum motivo aparente, sem estar sob sérias ameaças ou algo do tipo?” Essa pergunta está colocada assim, entre aspas, porque foi feita por mim, aqui no HipnoBlog, em uma outra publicação…

Na ocasião, apresentei um experimento famoso (e um tanto assustador por seus resultados) do psicólogo Stanley Milgram, que falava sobre influência, autoridade e obediência (clique aqui para rever)

Se já foi difícil entender e aceitar que podemos fazer mal a outras pessoas de forma totalmente arbitrária, sem estar em situação de real perigo, imagine pensar que podemos fazer coisas muito piores e por conta própria, motivados por nossos próprios impulsos…

Isso foi o que a artista Marina Abramovic concluiu, em 1974, e sentiu na pele com seu trabalho ainda mais chocante do que o experimento de Milgram. Marina submeteu seu corpo à interação pública por 6h e disponibilizou diversos objetos que poderiam ser utilizados pelos participantes. Dentre os objetos, havia uma pena, flores, água, faca e uma pistola com balas (eram 72 itens no total).

O resultado do experimento é assustador… Os participantes fizeram cortes no pescoço e no corpo de Marina, rasgaram suas roupas e abusaram sexualmente da artista. Em pouco tempo, as primeiras interações, mais tímidas e sutis, cederam lugar à violência gratuita.

Podendo fazer qualquer coisa com Marina, os participantes não foram gentis, carinhosos, respeitosos e não interagiram de forma lúdica com ela. Eles se comportaram de maneira agressiva e desumana, tendo em vista a ausência de reação da artista e de consequências punitivas aos seus atos.

Confira algumas imagens divulgadas por Marina:

Embora o trabalho tenha sido considerado controverso, serve, no mínimo, para refletirmos sobre nossos comportamentos mais agressivos. Será que agimos somente por defesa, em reação a algo, ou muitas vezes estamos apenas tentando justificar e mascarar a crueldade em algumas de nossas ações impulsivas?

No link abaixo, você poderá ver as fotos de como ficou o corpo da artista ao final do experimento e saber mais detalhes sobre este trabalho.

Clique aqui para saber mais sobre o trabalho de Marina Abramovic.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange