Hipnose ou feitiço? - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose ou feitiço?

by ohipnologo

Ultimamente, tenho percebido que, ao buscar por “hipnose” na internet, o nome de uma certa novela tem surgido com alguma frequência nos resultados…Trata-se do folhetim Os Dez Mandamentos, transmitido pela Rede Record. Bom, como não tenho o hábito de acompanhar este tipo de programação, não estava ciente de que na trama havia um personagem chamado Balaão que (adivinhe só) possui “o dom da hipnose”!

Exatamente… É dessa forma que o personagem é retratado: como uma pessoa que possui um dom. Neste caso, seu grande “poder” é hipnotizar as pessoas. Vez ou outra, o mesmo Balaão é descrito como feiticeiro e por vezes fracassa com sua hipnose/feitiço já que ele nada poderia fazer na mente das pessoas contra a vontade de Deus.

Essa visão errônea da hipnose até condiz, de certa forma, com o contexto e a época retratados na novela, que se passa em 1300 a.C. No antigo Egito, a prática da hipnose era realizada essencialmente para fins medicinais por aqueles que possuíam algo identificado como dom (divino ou demoníaco). Sua utilização por estes bruxos, feiticeiros, shamans e sacerdotisas, como eram considerados os hipnotistas naquele tempo, também se destinava a revelações e profecias, posto que havia um grande mistério e misticismo envolto na hipnose.

Contudo, essa explicação e distinção importante entre a concepção errônea e antiga do que é hipnose comparada à compreensão atual que se tem dessa técnica não é posta aos expectadores da novela. No próprio site da emissora, a descrição dos capítulos em que o personagem aparece é feita exatamente assim: alternando hipnose com feitiço, como se as duas coisas fossem a mesma!!

Por essa razão (e outras tantas sobre a quais ainda falaremos aqui no HipnoBlog), é importante continuarmos filtrando tudo o que a mídia nos apresenta ligado a hipnose. Há muitos que infelizmente se aproveitam da imagem deturpada que a técnica ainda possui para impressionar o público ou mesmo não se interessam em fornecer conhecimento real aos expectadores, oferecendo um entretenimento vazio de informações.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange