Meditando com Steve Jobs - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Meditando com Steve Jobs

by ohipnologo

Sabia que Steve Jobs, o grande gênio fundador da Apple, fazia exercícios mentais para turbinar o cérebro? Pois é… Jobs bem sabia que nossas capacidades intelectuais podem (e devem!) ser ampliadas. Este ganho mental adquirido por meio de treinos cerebrais já foi tema do nosso blog (veja Ginástica cerebral para melhorar a concentração) e, cada vez mais, grandes intelectuais têm buscado formas de trabalharem suas mentes.

A técnica utilizada por Jobs para se manter brilhante era a meditação. Contudo, não apenas a Apple (seguindo o exemplo de Jobs), mas outras grandes empresas, como Google e Ford, utilizam hoje este recurso fantástico da meditação para trabalharem as capacidades intelectuais de seus funcionários.

A relação de Steve Jobs com esta prática deu origem inclusive a um livro em formato de quadrinhos: o Zen de Steve Jobs. Já a meditação praticada na Google foi matéria da revista Época (out/14) e, posteriormente, virou reportagem na Galileu (edição 281). Nesta, o próprio “guru” da Google, o engenheiro budista Chade-Meng Tan, relatou suas técnicas de meditação, dando dicas também para as pessoas que desejam melhorar suas habilidades mentais.

Para ler esta entrevista na íntegra, é só clicar aqui.

A meditação de Steve Jobs

Vejamos, agora, quais são os passos que Jobs seguia para treinar suas capacidades mentais e deixar sua mente brilhante e turbinada:

1. Escolha um lugar silencioso, tranquilo e sente-se (se possível sobre uma almofada plana) na posição de lótus. Respire profundamente…

lotus

2. Feche os olhos e preste atenção em seus pensamentos: se são sobre o seu trabalho, a sua família, sua casa… Deixe-os livres, sem se prender em nenhum, nem tentar refrear nada. Repita este passo por 5 minutos diários durante uma semana.

3. Sem pressa, bem vagarosamente, vá direcionando sua mente para a tranquilidade… diminuindo o ritmo dos seus pensamentos, apenas observando-os passar e irem embora. Não fique mal ou preocupado caso a sua mente volte a se agitar de vez em quando. Aos poucos, esse “macaco saltitante” relaxa e adormece.

4. Após acalmar a sua mente, você perceberá que sua respiração ficará mais lenta. Sentirá o ar tocando sua pele, seus batimentos dentro do corpo, sangue correndo nas veias… Se abrir os olhos, verá que o mundo parece diferente e até meio estranho. Existirá simplesmente o aqui e o agora.

Incrível, não? Quer saber todos os detalhes dessa meditação?
É só clicar aqui.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange