A importância da alegria - Rafael Baltresca

HipnoBlog

A importância da alegria

by ohipnologo

Há algumas semanas, publiquei aqui no HipnoBlog sobre a importância da raiva, você se lembra? Falamos sobre comportamentos e sentimentos que aparentam ser ruins mas que são fundamentais para a sobrevivência humana, sobre a atuação do hipnoterapeuta frente a pedidos de eliminação da raiva, etc.

(Clique aqui para acessar o post sobre a importância da raiva.)

Hoje quero falar rapidamente sobre outra emoção de grande importância para nossas vidas: a alegria!

Você pode pensar que isso é algo óbvio e de conhecimento universal, porém qual o verdadeiro espaço que as pessoas têm dado para a alegria no dia a dia? Observe: nas redes sociais e nas mídias em geral, o movimento atual é de liberação de sentimentos “negativos”, xingando abertamente, reclamando sem fim, compartilhando a fúria e falando sobre os seus desagrados.

Certo! Abrir espaço para sentir tudo isso, reconhecer essas emoções é sim fundamental, como já dito anteriormente. Contudo, alimentar-se disso, ficar remoendo, cercar-se de pessoas que só reclamam, utilizar a comunicação apenas para falar sobre o que não está bom e reclamar o dia inteiro pode prejudicar sua saúde física e mental.

Faça um pequeno teste agora, concentrando-se por alguns minutos em um momento de sua vida de grande alegria. Se estiver em um local seguro e desejar, você pode até fechar os seus olhos… Respire fundo, foque sua atenção nesta recordação alegre, envolva-se com cada detalhe e vá se deixando dominar pelas lembranças, pelas emoções…

Respire profundamente mais uma vez e perceba agora como está o seu corpo e até mesmo sua respiração após entrar em contato com essa alegria. É bom, não é mesmo?

A alegria é contagiante e muito poderosa para nosso organismo de forma geral. Se tiver a possibilidade de fazer um segundo teste, sorria para um bebê ou uma criança pequena e veja como ele ou ela irá reagir. Mas sorria com verdade, porque as crianças são muito perceptivas. 😉

Independente de seus problemas atuais, sua situação financeira, suas dores, procure viver sempre isso dentro de você para ao menos revigorar a sua energia, impulsionar seus pensamentos para as melhores resoluções e saídas… Ah! E para respirar melhor também.

Que bom seria se nós fossemos como um cachorrinho que, mesmo depois de uma bronca de seu dono, aparece todo alegre, procurando por carinho e, porque não, pedindo perdão e reconciliação.

“Ah, mas os cachorros não pensam. Eles esquecem, eles não raciocinam…” Talvez não pensem mesmo e veja que grande diferença: você pode pensar sobre tudo o que te aconteceu e aprender com isso mais facilmente, buscando fazer diferente, viver outras coisas a partir de agora. Você pode também ESCOLHER!

E aí, você vai continuar se alimentando com coisas que te destroem ou escolher sentir cada vez mais sensações como aquela tão gostosa que acabou de reviver no teste que fizemos?

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange