A importância da raiva - Rafael Baltresca

HipnoBlog

A importância da raiva

by ohipnologo

Como você já sabe, aqui no HipnoBlog, além de trazermos novidades sobre o mundo da hipnose, falamos também sobre comportamento humano, ciência, emoções e tudo o que está relacionado à nossa mente para ampliarmos cada vez mais nosso conhecimento sobre o ser humano.

Isso é absolutamente fundamental para quem trabalha com hipnose, pois, durante o transe, diversas coisas podem acontecer, não é mesmo? Podemos ter uma situação de abreação em palco ou encontrar uma resistência durante uma sessão de terapia, por exemplo, dentre outras infinitas possibilidades com as quais precisamos lidar em nosso dia a dia.

Além disso, muitas pessoas nos procuram para saber se alguns comportamentos que elas consideram negativos podem ser mudados com a hipnose. Precisamos ter muito cuidado com este tipo de pedido e pergunta, pois existem comportamentos e sentimentos que aparentam ser ruins mas são fundamentais para nossa sobrevivência humana.

A raiva pode ilustrar bem essa questão… Muitas pessoas procuram evitar expressar este tipo de sentimento ou mesmo negam que o sintam. Contudo, quando sofremos alguma injustiça ou algo ultrapassa um limite nosso, é importante que seja gerada uma energia emocional mais intensa para desfazer a situação inadequada. Isso é o que chamamos de raiva.

Talvez a questão mais importante por trás disso tudo não é o que sentimos, mas como agimos, quais atitudes tomamos a partir dessas emoções consideradas negativas por muitos, porém tão fundamentais para nossa sobrevivência. Agir com violência pode ser extremamente impulsivo e quase considerado como reflexo e puramente reativo, porém não nos leva a resoluções muito eficientes nem nos impedirá de sentir a tal da raiva.

Direcionar a energia gerada pela emoção para um uso positivo pode ser muito libertador. Por isso, é extremamente importante estudarmos não apenas as técnicas de hipnose, mas também sobre o comportamento humano e as emoções. Orientar uma pessoa com raiva a agir de forma segura e efetiva, podendo inclusive ressignificar a experiência atrelada ao sentimento (sem que para isso ela precise deslegitimar ou camuflar suas emoções) é também papel do hipnólogo. 

Dessa forma, podemos ajudar na descoberta de novos caminhos e não apenas reprimir sentimentos que precisam ser colocados para fora.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange