Hipnose e Transtornos Gastrointestinais - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose e Transtornos Gastrointestinais

by ohipnologo

Refluxo, gastrite, esofagite… quem nunca ouviu falar destes nomes, não é mesmo? Se você apenas ouviu falar, ótimo!! Porém, os transtornos gastrointestinais estão entre os que mais acometem a população de uma forma geral.

De acordo com o Dr. Eduardo Usuy, médico gastroenterologista da Federação Brasileira de Gastroenterologia, pelo menos 1/3 das pessoas vai ter refluxo gastroesofágico ou alguma outra dessas doenças em um determinado momento de suas vidas:  Se somarmos isso a outras doenças, como gastrite, úlcera, diarreia e hepatite, é possível dizer que grande parte de toda a população vai sofrer de alguma doença gastrointestinal em algum momento“. 

Nos Estados Unidos, o tratamento que tem sido mais frequentemente utilizado em centros médicos e via telemedicina é a terapia com hipnose. Isso porque, além da já conhecida conexão entre mente e corpo no processo de adoecimento e manutenção da saúde, os transtornos gastrointestinais possuem diversas evidências científicas que apontam para a influência das emoções em suas causas.

No link abaixo, você poderá conferir o relato de uma professora de medicina americana, a Dra. Laurie Keefer, sobre este trabalho nos EUA e as fundamentações médicas para utilização da hipnose no tratamento de doenças gástricas.

Clique aqui para acessar a entrevista da Dra. Laurie

Sobre a questão da influência/importância das emoções no desenvolvimento de patologias orgânicas, para a hipnose é um dos pontos-chave. O trabalho clínico com hipnose envolve justamente a “parcela psi” de um problema fisiológico.

Clique aqui para rever a publicação sobre psicossomática. 

Por conta disso, os tratamentos gastrointestinais podem se beneficiar amplamente desta técnica, já que, para além do sintoma físico, serão trabalhadas também suas causas emocionais e tudo o que da ordem psíquica possa contribuir para a melhora do quadro geral.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange