O que acontece durante o sono - Rafael Baltresca

HipnoBlog

O que acontece durante o sono

by ohipnologo

Feche os seus olhos e durma… Calma, isso não é uma indução! Estou falando do dormir fisiológico. Que coisa gostosa de se fazer, não? Bem, se você estiver em seu trabalho agora ou dirigindo, operando uma máquina, cuidando de alguém, melhor não fazer isso. Na verdade, se estiver fazendo qualquer uma dessas coisas é melhor parar um pouquinho para ler este post com segurança. 😉

Considerando que a importância do sono e da manutenção da qualidade desta tarefinha diária tão prazerosa chamada dormir já beira o óbvio, vamos primeiro falar sobre aquilo que não é tão conhecido pela maioria das pessoas.

Você sabia que enquanto estamos dormindo o nosso corpo permanece trabalhando intensamente?

Pois é… Durante o seu período roncador, processos reparadores estão acontecendo dentro de você!! Por isso é indispensável que dediquemos, em média, de 7 a 8h por dia para essa atividade.

Quando dormimos menos que o suficiente para o nosso organismo realizar os processos de que necessitamos, ocorre, por exemplo, um aumento na produção de hormônios ligados à fome. Logo, ao acordarmos e durante o período de vigília, poderá ocorrer também, e por consequência, um aumento da necessidade de consumir uma quantidade maior de calorias.

Este é apenas um dos problemas que resultam de noites mal dormidas…

Contudo, como a ideia é falar sobre coisas diferentes ligadas ao sono, vamos ver agora o que mais acontece com o nosso corpo após a contagem dos carneirinhos:

  • Empurrão hipnótico: sabe aquela sensação estranha de estar caindo ou sendo sacudido, que dá um baita susto na gente e acaba nos acordando? É o empurrão hipnótico! O nome pode até dar a ideia de ser uma indução rápida que inventamos agora, mas é isso mesmo. A explicação científica para o fenômeno ainda está por vir, porém já é certo que as chacoalhadas são inofensivas (a não ser que você acerte a pessoa que está dormindo ao seu lado), ainda que possam estar relacionadas à má qualidade do sono.
  • Explosão: meu, se um empurrão hipnótico já assusta, imagine acordar com o som de uma explosão!!! Tudo bem, isso já é mais raro acontecer, mas algumas pessoas (geralmente acima dos 50 anos) passam sim por isso que é inclusive considerado uma síndrome. A sensação é de que a cabeça está explodindo, seguida por um estrondo, como de um tiro. Assustador, não? Por isso, é fundamental cuidar desde sempre dos hábitos ligados ao sono.
  • Detox cerebral: isso sim é o que podemos chamar de atividade intensa! Enquanto você dorme, seu organismo cuida de fazer um faxinão em seu cérebro, descartando células mortas e moléculas de uma proteína chamada beta-amiloide. O acúmulo dessas “sujeirinhas” impede as conexões entre os neurônios, podendo levar ao Alzheimer.

A lista de processos que ocorrem durante o sono é enorme, mas, para fecharmos este artigo, gostaria de falar ainda sobre algo que talvez não seja uma novidade…

Existe um hormônio chamado melatonina, cuja liberação em nosso organismo se dá quando o dia começa a escurecer. Dentre as várias funções que desempenha em nosso sistema, a melatonina regula o nosso ciclo de vigília. Com a claridade, o nível deste hormônio cai, levando-nos a despertar. O problema é que basta uma claridade artificial para que o nível de melatonina diminua, ou seja, uma telinha de celular pode ser o grande vilão das suas noites mal dormidas.

Portanto, se você está com dificuldades para dormir, para emagrecer ou seu nível de estresse parece muito elevado, por exemplo, observe o seu comportamento e veja se você tem permitido que o seu organismo realize adequadamente os processos reparadores de que você mesmo necessita para viver bem e com saúde.

Bom dia! Boa noite!

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange