Hipnose no SUS - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose no SUS

by ohipnologo

Se você acompanha as novidades do mundo da hipnose nas redes sociais e nas mídias, já está sabendo do bafafá sobre a hipnose no SUS. Digo bafafá porque, mais do que informações, o que temos visto são debates sobre qual opinião é a mais fundamentada.

Embora o intuito do HipnoBlog não seja publicar conteúdo “morno” ou ficar em cima do muro, típico de site coxinha e insosso, vale aqui hoje tentar propagar mais informação do que apenas outra opinião.

Para quem não sabe, o SUS já conta com uma lista enorme de terapias alternativas liberadas pelo Governo para serem praticadas em suas unidades. São elas: ioga, acupuntura, reflexoterapia, arteterapia, reiki, medicina tradicional chinesa, biodança, musicoterapia, quiropraxia, shantala, dentre outras; e, agora, as recém-liberadas apiterapia, ozonioterapia, cromoterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, geoterapia, imposição de mãos, terapia de florais e a nossa hipnoterapia.

De acordo com o comunicado do ministro Ricardo Barros sobre a inclusão dessas novas práticas no sistema público de saúde, “(…) são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes. Precisamos continuar caminhando em direção à promoção da saúde em vez de cuidar apenas de quem fica doente”.

Aparentemente, essa afirmação revela-se mais sustentável e altruísta do que as reivindicações de muitos profissionais da área da saúde que ou não querem se “misturar” às outras modalidades de atendimento ou estão fechados para os avanços da própria ciência, seja ela exata, biológica ou humana.

Discutir sobre a hegemonia da medicina tradicional ou sobre o “absurdo” de colocarem a hipnose junto aos outros procedimentos alternativos como farinha do mesmo saco não faz andar a fila de pessoas que acordam às 3h da manhã para estarem às 6h na porta da UBS ou AMA em busca de uma senha para, quem sabe a sorte do dia, conseguirem uma consulta no começo do ano que vem.

Precisamos abrir um pouco mais as nossas mentes para que, diante das situações que se apresentam como um problema, possamos enxergar as grandes oportunidades.

 

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange