Compulsão de final de ano - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Compulsão de final de ano

by ohipnologo

No post de hoje quero falar um pouco sobre comportamento humano e, quem sabe, te ajudar a refletir um pouco sobre nossas ações nesta época do ano.

Chegando esse tempo de festas, como costumamos nos referir ao mês de dezembro por conta do Natal e “Reveillon”, a união de fatores como o 13º salário, férias e um marketing bem direcionado desperta em muitos de nós o espírito consumista. Para além do “espírito natalino”, as habituais reuniões sociais também estimulam a compra de presentes.

Cada vez mais, felicidade, caridade e prosperidade são comportamentalmente desviadas para as compulsões. Observe: parece haver uma permissividade quase que natural nessa época do ano para comer, comprar e beber de forma compulsiva. Afinal de contas, é Natal, é Ano Novo…

Mas será que precisamos comprar presentes caros e nos endividar para fazer os outros felizes? Será que precisamos fazer tanta comida e jogar depois quilos de alimento no lixo para representarmos a prosperidade e fartura?

Isso é o que somos estimulados a fazer por meio das sugestões hipnóticas presentes em muitas das propagandas televisivas. Cria-se o desejo e a necessidade de viver aquilo que nos é apontado pelas mídias como um ideal de vida ou mesmo um dever social.

Fisiologicamente falando, somos sim recompensados pelo nosso cérebro com a liberação de dopamina sempre que fazemos algo prazeroso (como comer e beber algo gostoso e saboroso ou dar um presente e agradar a quem amamos). E, como em todo e qualquer vício, a quantidade de substância exigida por nosso organismo para a produção dos mesmos efeitos passa a ser maior com o tempo. Vamos criando uma dependência…

Mas será que essa é a única forma de se obter prazer nas festas de final de ano e com as pessoas que estão ao nosso redor? Será que a resposta que nosso cérebro procura é exatamente a de corresponder a um padrão de vida imposto pelas mídias?

De acordo com o neurologista Leandro Teles, existem algumas formas de evitar, principalmente nesta época do ano, a compulsão pelas compras:

– Poupar-se de realizar compras em momentos emocionalmente intensos e desfavoráveis;
– Limitar o uso do cartão de crédito e dar preferência pelo pagamento em dinheiro;
– Evitar parcelamentos;
– Ir às compras acompanhado;
– Fazer uma lista de compras (e cumpri-la!);
– Estipular um tempo de permanência no shopping;
– Perceber as armadilhas de lojas e vendedores;
– Tratar ansiedades.

Como sempre falamos aqui no HipnoBlog, nossa mente é fantástica e, da mesma forma que aprendemos a nos comportar de uma forma X indesejada, podemos aprender a nos comportar de forma diferente nessas mesmas situações.

Reveja suas atitudes, repense os seus hábitos, refaça sua lista de tarefas de final de ano e busque novas maneiras de sentir prazer em sua vida. Aproveite para viver verdadeiramente o “espírito natalino” perto das pessoas que você ama e longe das compulsões e do “espírito do consumismo”.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange