Ab-reação na hipnose de palco - Diminuindo o risco - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Ab-reação na hipnose de palco – Diminuindo o risco

by ohipnologo

No post passado, falamos um pouco sobre ab-reações e como devemos estar atentos a isto em nossas apresentações de hipnose. A boa notícia é que existem formas de diminuir drasticamente suas ocorrências no palco. A outra boa notícia é que tem um jeito seguro de “estancar” uma ab-reação caso ocorra.

Se fizermos uma análise crua do que acontece na ab-reação, entenderemos que é mais simples do que parece. A mente da pessoa está sintonizada, focada nesta lembrança. Se pudermos desviar a atenção desta pessoa para outro fato, a ab-reação termina instantaneamente.

A técnica do “lugar seguro” é uma ótima forma de diminuir a ocorrência de ab-reações:

Antes do processo de indução, peça para os sujeitos fecharem os olhos e imaginarem um momento tranquilo, um local que chamaremos de lugar seguro. Este lugar seguro – instrua os participantes – pode ser junto a amigos, pais, avós, em casa, no parque ou com quem e em qual lugar o sujeito se sentir mais confortável. Peça para ele criar todos os detalhes que puder em sua imaginação.

Apenas isto basta. No momento em que um dos sujeitos começar a ter uma respiração mais pesada, algumas lágrimas saírem de seus olhos, ou algo que aponte para o início de uma ab-reação, pergunte ao sujeito: está tudo bem? Se ele disser não, instrua-o que vá para o lugar seguro e respire tranquilamente.

Perguntar se está tudo bem é primordial, pois muitas vezes o choro pode ser sintoma de alegria e não do contrário.

Caso a ab-reação ocorra, vá ao lado do sujeito e diga: “Vou contar de 1 a 3. Quando eu disser 3, esta cena desaparece e você se concentra em sua respiração. 1, 2, 3, agora!”, “Respire normalmente… perfeito… concentre-se no ar entrando e saindo de seu nariz. Respire normalmente…”.

É recomendável que você não toque no sujeito para que ele não ancore o momento que está sendo vivido na parte do corpo que você está tocando.

Lembre-se: o sujeito em primeiro lugar. Em uma apresentação de palco, concentre-se muito mais nas pessoas que estão sendo hipnotizadas do que no público que, muitas vezes, você quer impressionar.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange