Hipnose e fisioterapia no tratamento da dor - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose e fisioterapia no tratamento da dor

by ohipnologo

De que maneira a hipnose pode contribuir na prática dos fisioterapeutas? Será que juntas, hipnose e fisioterapia, podem alcançar melhores resultados no tratamento da dor (crônica, aguda, etc.)?

Como você já sabe, a hipnose é legalmente reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Odontologia (caso não tenha visto o post sobre este assunto, clique aqui). Diversas matérias já foram publicadas neste blog referente aos benefícios da hipnose aplicada à clínica, mostrando como esta técnica pode colaborar com a prática de diversos profissionais.

Hoje, falaremos um pouco da hipnose em comunhão com a Fisioterapia, mais especificamente no tratamento de dores. De acordo com a Resolução nº. 380, de 3 de novembro de 2010, os fisioterapeutas podem sim utilizar hipnose em suas funções, ou seja, a técnica também é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFITTO).

Com a liberação desta ferramenta aos profissionais da área, vários estudos começaram a surgir, inclusive com uso de monitoramento cerebral por imagem e outras técnicas cientificamente avançadas de pesquisa. Um dos resultados mais interessantes sobre este assunto revela que a hipnose realmente pode ajudar muito no tratamento de dores, pois, além do componente físico, existe uma parcela psicológica envolvida nesta sensação. É exatamente aí que a hipnose atua: no componente psicológico da dor (seja de cólica menstrual, artrite, fibromialgia, dor crônica, etc.).

Para saber mais sobre os benefícios da hipnose no tratamento de dores, reveja as matérias que publicamos referente ao assunto:

http://ohipnologo.com.br/29/09/2015/hipnose-em-pacientes-com-cancer/

http://ohipnologo.com.br/09/11/2015/hipnose-para-medo-de-dentista/

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange