Ab-reação na hipnose de palco - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Ab-reação na hipnose de palco

by ohipnologo

Uma ab-reação, contração de “abnormal reaction“, significa, em inglês, reação anormal. Como o próprio nome diz, é algo diferente, não usual. Chamamos de ab-reação uma sensação aumentada onde o sujeito é exposto a traumas guardados no subconsciente. Na verdade, é mais do que uma simples lembrança; acontece quando alguém tem a sensação de que se está REVIVENDO aquele momento traumático.

É simples saber quando acontece: choros e gritos muito intensos dão o claro entendimento de que uma situação traumática está sendo revivida. Como se tivéssemos voltado no tempo para o exato momento do trauma.

No ambiente terapêutico, uma ab-reação pode ser muito útil para algumas abordagens como, por exemplo, a hipnose regressiva. Neste caso, o profissional tem pistas sobre as causas ou as percepções das causas mais profundas dos sintomas relatados. Porém, por mais que ab-reações sejam esperadas ou até mesmo provocadas na clínica, quando falamos de hipnose de palco, a história é outra.

Ninguém faz um show de hipnose para cutucar problemas. A hipnose de palco é feita para divertir, intrigar e mostrar de uma forma lúdica como nossa mente é incrível; como nosso cérebro é capaz de criar imagens, sensações e sentimentos. Desta forma, presenciar uma ab-reação em um show de hipnose é um dos piores pesadelos que um hipnólogo pode passar.

Além do público não saber o que está acontecendo, isto irá gerar um clima de desconfiança, desespero e o show irá por água abaixo. Obviamente você não irá abandonar o sujeito para continuar o espetáculo, então, certamente terá que emergir todas as outras pessoas, pedir desculpas para a plateia e focar 100% no sujeito com ab-reação.

Lembre-se: quem faz um show de hipnose acontecer não é o hipnólogo, mas sim as pessoas hipnotizadas. São delas o show e, independente de ter que parar tudo, elas merecem nosso respeito e carinho. Em um próximo post, vou citar algumas maneiras simples e super eficazes para prevenir que ab-reações aconteçam durante a hipnose de palco.

Você é hipnólogo? Quais são suas estratégias para evitar este tipo de situação? Comente aqui embaixo.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange