Hipnose para tratar cegueira: entenda o caso - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Hipnose para tratar cegueira: entenda o caso

by ohipnologo

No início deste ano, a BBC Brasil divulgou uma matéria sobre o caso de uma mulher cega (até então) e que passou a enxergar após realizar algumas sessões de hipnose.

Aos 13 anos de idade, B.T. (conforme identificada na matéria) sofreu um grave acidente que ocasionou danos em seu cérebro, levando-a também à perda completa de sua visão. B.T.  passou a se deslocar com o auxílio de um cão-guia, que a acompanhava inclusive em suas consultas psiquiátricas.

Desde muito cedo, B.T. foi diagnosticada com transtorno dissociativo de identidade, ou seja, possui múltiplas personalidades. Isso tudo antes mesmo do acidente mencionado.

Curiosamente, durante uma de suas consultas com o médico alemão Bruno Waldvogel e já aos 33 anos de idade, B.T. apresentou-se sob a identidade de um jovem garoto que enxergava normalmente. Para cada identidade, havia um nome, idade e atitudes próprias, porém, o jovem garoto era o único que podia enxergar. Quando assumia qualquer outra personalidade, B.T. perdia novamente a visão.

A partir disso, a equipe de Waldvogel passou a utilizar hipnose com o objetivo de ampliar a capacidade visual do “jovem garoto” às demais personalidades de B.T. Certamente, a cegueira dela não decorria de nenhum trauma encefálico, mas se devia a pertubações psicológicas.

É importante ressaltar que, mesmo não sendo uma cegueira fisiológica, B.T. de fato não conseguia ver nada! A comprovação deste fato foi possibilitada pela introdução de eletrodos que realizaram medições no cérebro de B.T. Com isso, os médicos afirmaram, que as informações visuais estavam realmente sendo bloqueadas pelo cérebro de B.T., não se tratando de uma cegueira fingida ou falseada.

Analisando este caso super interessante, podemos refletir como de fato é estreita a relação entre o nosso fisiológico e o nosso psicológico. Muitas doenças físicas decorrem sim de questões psíquicas e podem ser tratadas com o auxílio da hipnose.

Para saber mais sobre essa relação mente-corpo, assista ao vídeo publicado no post Experiência para mexer com a sua cabeça. Também há informações sobre este assunto na categoria SAÚDE. É só clicar aqui para conferir as matérias.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange