Personalidade e genética - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Personalidade e genética

by ohipnologo

Ambiente, genética… o que de fato determina a nossa personalidade? Será que são as relações e interações ao longo da vida de uma pessoa que constroem uma postura mais otimista, um jeito conservador de ser, uma “essência” introspectiva, ou tudo isso já nasce com o indivíduo por determinação genética?

Frequentemente, novos testes de personalidade surgem pela internet, alguns baseados em características físicas de cada indivíduo (formato do nariz ou dedos do pé, cor do cabelo ou dos olhos), outros procuram nos traços psicológicos variáveis comuns que mais nos influenciam comportamentalmente. Embora sejam divertidos e algumas vezes até assertivos, nem sempre esses testes da internet possuem uma base científica.

Diferentemente disso, foi publicado um estudo realizado por um grupo  de cientistas da Inglaterra, Estados Unidos e Itália que revelou uma nova característica física capaz de nos dizer muito sobre quem somos: o formato do nosso cérebro.

Mesmo sendo muito parecidos, existem diferenças sutis no cérebro de cada pessoa  (e neste caso estamos nos referindo mais especificamente ao formato do córtex cerebral) que poderiam inclusive realçar algumas características comportamentais como: empolgação, generosidade, conservadorismo, dentre outras.

Segundo os pesquisadores, quanto mais fina e enrugada for a parte frontal do seu córtex, por exemplo, mais liberal você tende a ser. Contudo, isso não significa que tal característica ou mesmo que a personalidade humana é portanto determinada única e exclusivamente por esta ou outras condições físicas.

O interessante é saber que descobertas como esta podem contribuir na prevenção de doenças relacionadas ao comportamento e ao próprio cérebro humano. É possível imaginar, por exemplo, uma conexão entre transtornos de humor e a morfologia cerebral.

Bom, para saber mais sobre este assunto e conferir todos os detalhes da pesquisa, é só clicar aqui.

 

 

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange