Coaching e Hipnose na novela: outros desdobramentos - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Coaching e Hipnose na novela: outros desdobramentos

by ohipnologo

Se você é noveleiro ou curte passar alguns minutinhos na timeline do seu Facebook para saber qual o babado/treta do momento certamente percebeu que tá rolando Hipnose na TV.

Dessa vez, o tema surgiu dentro do folhetim global das 21h O outro lado do paraíso

A Hipnose na novela

Não é novidade que a Hipnose esteja aparecendo na mídia televisiva em novelas e minisséries para além dos programas de palco e de variedades. Aqui mesmo chegamos a comentar sobre Os 10 mandamentos, transmitida pela Rede Record, onde havia um personagem que misturava hipnose e feitiçaria (clique aqui para rever a publicação).

Para que você entenda rapidamente o que tem acontecido na novela O outro lado do paraíso, caso não acompanhe trama, estava sendo cogitada uma sessão de hipnose para a personagem chamada Laura. Aparentemente, a jovem foi abusada por seu padrasto quando criança e seria, então, tratada pela advogada Adriana, que também atua como coach.

O coaching na novela

Antes de falarmos da polêmica principal, que transcorreu com toda a história do uso da hipnose para tratar um abuso sexual, outra questão começou a ser largamente discutida nas redes sociais: o coaching na novela.

Diferentemente da hipnose, o lance todo com o coaching foi por conta da propaganda feita durante uma cena do folhetim. A mesma personagem Adriana discorreu, em um dos capítulos, sobre o IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e o trabalho realizado por seus profissionais. Houve quem achou ótimo, outros acharam “forçação” de barra… mas podemos pensar ainda em outros desdobramentos.

O que diz o Conselho Federal de Psicologia

Embora essa nova entrada da Hipnose nas mídias televisivas seja muito interessante para a repercussão do tema e divulgação da ferramenta, precisamos estar atentos a detalhes importantes.

Veja o que diz um trecho da nota publicada pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia:

Mesmo na saúde suplementar, o exercício do cuidado psicológico é reconhecido e regulamentado. Há normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obrigam os planos de saúde a oferecerem atendimento por profissionais da Psicologia. 

Essa colocação deve-se ao fato de o CFP entender que um assunto tão sério quanto um abuso sexual foi tratado de forma simplista pela Rede Globo, sem os devidos cuidados e orientações.

Clique aqui para ler a nota completa publicada pelo Conselho

É importante lembrarmos que, independente da área de atuação, um profissional precisa dar conta da parte que lhe cabe e atuar em parceria com outros profissionais de outras áreas. Psiquiatras buscando parceria com psicólogos e vice-versa, professores contando com assistentes sociais, hipnoterapeutas e coaches encaminhando seus clientes para os melhores serviços.

Se quiser saber mais sobre a minha forma de trabalhar com a Hipnose, é só clicar aqui.

Adoramos ver a hipnose e temas como o coaching sendo citados na mídia de massa, mas quando é feito apenas com o propósito comercial, o tiro pode sair pela culatra. E você, o que pensa disso?

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange