O estado de consciência em hipnose - Rafael Baltresca

HipnoBlog

O estado de consciência em hipnose

by ohipnologo

“Ah, ele não estava hipnotizado de verdade… Estava falando o tempo todo, abriu os olhos e até coçou o nariz. Eu vi!!” Se você trabalha com hipnose, assim como eu, certamente já ouviu algo do tipo em algum momento de sua vida ou carreira, não é mesmo?

Bom, pode ser que você também tenha esta mesma ideia sobre o estado de consciência em hipnose, independente de estar ou não na área. O fato é que a dúvida sempre aparece: “durante a hipnose, eu vou ficar inconsciente?” Acredito já ter respondido esta questão algumas vezes em meus canais, aqui no HipnoBlog, no YouTube, porém, hoje trarei uma pesquisa científica para desfazer essa ideia que parece persistir na sociedade.

Um grupo de cientistas da Universidade de Stanford investigou isso (mais uma vez?) em um estudo super recente. Foram selecionados 36 voluntários com índices super elevados de suscetibilidade para a realização de um mapeamento das regiões cerebrais afetadas durante o processo de hipnose. Além destas, outras 21 pessoas com os níveis mais baixos de uma amostra foram escolhidas para a comparação dos resultados.

Analisando os dados obtidos pelo escaneamento via ressonância magnética de cada participante (em repouso, durante a estimulação de uma lembrança e em hipnose), constatou-se que existe uma quebra na ligação entre a autoconsciência e a memória, possibilitando uma maior compreensão da falta de controle das ações e pensamentos que ocorre durante a hipnose, mesmo estando o sujeito hipnotizado consciente de tudo o que acontece consigo e ao seu redor.

Além disso, a pesquisa concluiu que o estado de consciência em hipnose é de fato bastante diferenciado, porém nenhuma área do cérebro é desligada durante a indução. Sendo assim, e ao contrário do que se pensa, durante a hipnose, a pessoa NÃO FICARÁ inconsciente!! O sujeito hipnotizado poderá ouvir normalmente, falar com as pessoas, mexer-se e tudo o mais; ele  estará consciente. Não é o máximo?!!

Testado e comprovado! 😉

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange