Mente falhando é sinal de... - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Mente falhando é sinal de…

by ohipnologo

“O que eu vim pegar aqui mesmo?” “Eu ia te perguntar uma coisa, mas esqueci…”

Quem nunca passou por uma situação dessas ou, pelo menos, já ouviu alguém dizer algo parecido? Será que todo esquecimento é normal?

Como saber quando é o momento de nos preocuparmos com as “falhas” da nossa mente?

Esquecer o próprio nome, por exemplo, pode ser algo muito divertido em uma demonstração com hipnose. Contudo, quando um esquecimento deste nível acontece espontaneamente pode ser um alerta importante para algo que está acontecendo em sua mente.

esquecimento

Sabemos que o estresse pode ser uma das fontes para os lapsos de memória e isso, em níveis elevados, somado a outras condições adversas, como hábitos alimentares ruins e noites mal dormidas, produz uma sobrecarga ainda maior no sistema nervoso (clique aqui para ler mais sobre este assunto).

Assim como o adoecimento por estresse, que já está se tornando algo comum na sociedade, o envelhecimento também pode causar os temíveis esquecimentos pela destruição quase que natural, ao longo do tempo, de estruturas que são essenciais para o funcionamento dos nossos neurônios.

No mês de junho, o World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2017, abordou em uma de suas palestras justamente este tema: os efeitos do envelhecimento na memória. 

A importância da distinção entre um quadro de esquecimento “natural” de um quadro de esquecimento por adoecimento deve-se pelas recentes projeções estatísticas sobre demência: estima-se hoje que, aproximadamente, 100 milhões de pessoas convivam, nos próximos 20 anos, com algum tipo de demência.

Uma dica simples e prática pra você ficar atento a isso é perceber se a queixa de esquecimento parte da própria pessoa ou se vem primordialmente de seus amigos e familiares, o que geralmente acontece nos quadros de demência.

Em ambos os casos, porém, é importante buscar auxílio de um profissional especializado. No tratamento de ansiedades, estresse profundo e baixa concentração, por exemplo, a hipnose tem se mostrado uma ferramenta extremamente eficaz.

Para saber mais sobre hipnoterapia e seus benefícios, é só clicar aqui.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange