Representação mental de objetos para cegos - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Representação mental de objetos para cegos

by ohipnologo

Pense em uma bola de futebol…

Provavelmente, a imagem mental que você fez neste momento é de um objeto esférico branco com detalhes em preto. Pode ser que as cores não tenham sido exatamente essas, mas você consegue “ver” mentalmente uma bola de futebol mesmo na ausência deste objeto, correto?

Basicamente, podemos dizer que essa é a sua representação mental de algo do mundo real, de um objeto concreto. Este incrível processo de ter em mente uma imagem ou um constructo já foi largamente estudado pela Psicologia, Pedagogia e outras áreas que tem por objeto o desenvolvimento humano e os animais, digamos assim.

Durante a hipnose, também trabalhamos com representações mentais. Se alguém lhe pedir para imaginar que está caminhando em uma praia, você provavelmente pensará em um lugar com areia e um mar… Ou mesmo quando um hipnólogo pede para o seu público imaginar um ímã atraindo os dedos.

Agora se você disser para uma criança de 8 anos imaginar um mimeógrafo, a probabilidade de ela representar mentalmente este objeto com suas características reais é bem pequena.

(Caso você também esteja neste vácuo mental com relação ao mimeógrafo, veja uma foto do objeto real no final do artigo.)

Por isso, o hipnólogo precisa estar sempre atento às suas sugestões e não fazer nada de forma “mecânica”. Utilizar uma indução ou rotina com palavras que não pertencem ao contexto das pessoas da plateia ou de seu cliente pode dificultar o processo hipnótico.

Representação mental de objetos para cegos

Quando falamos em hipnose e imagens mentais, surge às vezes uma dúvida sobre como se dá este processo em pessoas cegas. Contudo, a representação mental vai muito além daquilo que nossos olhos captam de informações.

Durante a hipnose, algumas pessoas não conseguem criar todas as imagens que lhes são sugeridas mesmo sendo visuais, como acontece na Indução de Dave Elman. Há quem veja uma escada e há quem apenas se sinta descendo uma escada ou por um tobogã, mas sem criar imagens.

Para você entender como se dá a representação mental de um objeto para uma pessoa cega, assista ao vídeo abaixo de Tommy Edison: um americano com cegueira inata e que é uma grande referência no YouTube.

 

Clique aqui para saber mais sobre hipnose com pessoas cegas e surdas

* Mimeógrafo: instrumento utilizado para fazer cópias de papel. 

mimeografo abertomimeografo fechado

 

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange