O que é felicidade? - Rafael Baltresca

HipnoBlog

O que é felicidade?

by ohipnologo

Você acredita que é possível ser feliz sozinho? Como viver bem e ser feliz sabendo que um dia iremos morrer, que caminhamos para a morte?

O filósofo e professor Mário Sérgio Cortella apresenta neste pequeno vídeo a sua visão sobre estes assuntos, iniciando pela grande questão: o que é ser feliz?

Na verdade, não se trata nem de SER feliz. Para Cortella, felicidade não é algo constante, mas sim algo que ocorre em episódios, momentos bons que buscamos eternizar em nossas vidas.

Diferentemente do que costumamos pensar, ser feliz o tempo todo talvez não seja algo tão desejável assim…  Isso porque a felicidade só pode ser de fato sentida por nós em comparação a sua ausência, ou seja, podemos identificar que estamos felizes, que algo nos proporcionou esse sentimento, porque experimentamos também outros momentos em que a felicidade não está presente.

Cortella destaca, em seguida, a impossibilidade de sermos felizes sozinhos. Se para nos mantermos vivos é fundamental a presença de outras pessoas em nossas vidas, não há como ser feliz sozinho. Para explicar melhor essa questão, o filósofo resgata a história de Robinson Crusoé, o náufrago de Daniel Defoe (caso não conheça essa história, clique aqui).

O último ponto levantado nessa entrevista refere-se à mortalidade do ser humano. Se a morte é um fato, não devemos nos preocupar com isso, mas sim com o que fazemos de nossas vidas até que este fato se concretize. Ser importante para os outros, por exemplo, faz com que permaneçamos vivos mesmo após a nossa morte… É um estar vivo dentro de alguém, nas lembranças e até mesmo na falta que iremos fazer.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange