Como ampliar a memória - Rafael Baltresca

HipnoBlog

Como ampliar a memória

by ohipnologo

Cada vez mais, tenho observado um aumento global na procura por uma maior concentração nas tarefas diárias, por um ganho de potencial intelectual e ampliação da memória. Aparentemente, o ser humano tem investido mais em seu desenvolvimento psíquico e dedicado mais tempo em atividades que estimulam ganhos cognitivos.

Concomitantemente a isso (e porque não por consequência), a tecnologia também tem se desenvolvido de maneira monstruosa, possibilitando o acesso a informações em grande velocidade e larga escala.

Um dos nomes que mais expressa este fenômeno tecnológico contemporâneo é o nosso querido Google! Aaah… o que seria de nossas vidas sem ele, não é mesmo? Tudo o que você precisa saber, o Google te responde: como organizar um churrasco vegetariano em casa, qual a cotação do iene, qual a previsão do tempo do outro lado do mundo no final do ano que vem, quais os sintomas de epicondilite aguda, enfim!

O Google é fantástico! Ele te guia com seus mapas sempre atualizados, armazena seus trabalhos em nuvens para você acessar onde estiver, salva seus contatos telefônicos e de e-mail… Lindo!! Mas será que não é por isso que o ser humano tem buscado tanto diferentes formas de aumentar a sua concentração e sua memória?

Tendo em vista todas essas facilidades tecnológicas, não há muitas razões para o nosso precioso cérebro ficar gastando energia com o resgate de memórias, realizando novas sinapses ou simplesmente para manter nossa atenção focada em uma atividade específica. Nem para um jogo de futebol! Se você perder algo, procura depois no Google o resultado da partida.

Para quê decorar um trajeto de carro se é só jogar no Maps? E ele ainda salva suas rotas favoritas e mais recorrentes… Por quê se preocupar em anotar coisas ou manter-se atento em reuniões, aulas, filmes, conversas, se depois é só você jogar no Google para obter as informações de que necessita?

O fenômeno Google (que embora tenha este nome, mas não se restringe à plataforma) parece estar diretamente relacionado com as nossas perdas de potencial intelectual no lugar de nos ajudar a ter outros ganhos para além daqueles que normalmente deveríamos adquirir ao longo da vida e experiências próprias. O que tem ocorrido é uma substituição do potencial humano pelo tecnológico e não uma combinação de ambos.

Quando alguém chega até mim para saber se com a hipnose ela pode conseguir se concentrar mais nas tarefas diárias ou se poderá ampliar a memória, fico pensando se de fato essa pessoa procura se concentrar naquilo que deseja armazenar de informação, guardar como aprendizado, se tem mesmo exercitado a sua memória para resgatar um conteúdo possivelmente retido ou se está apenas agindo pela lei do mínimo esforço mental.

O primeiro passo para ampliar a sua memória é utilizando-a e não recorrendo logo de cara ao Google Search. Resista à tentação de querer ter acesso rápido a tudo para dar lugar ao conhecimento real e ao acesso independente às informações, aquelas que a sua capacidade mental consegue te fornecer e não apenas a sua capacidade de jogar duas ou três palavras na internet e clicar em pesquisar.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

Secured By miniOrange