Detox cerebral: limpando a sua mente - Rafael Baltresca

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Detox cerebral: limpando a sua mente

by ohipnologo

Após os exageros gastronômicos comuns em festas de final de ano, feriados prolongados, Carnaval, festas de aniversário, casamento, ou mesmo um domingo em família, muitas pessoas começam a colocar em prática soluções para compensar o consumo extra de bebidas e comidas e eliminar tudo o que está em  excesso no organismo.

Um dos métodos mais utilizados atualmente pela população é o chamado “detox“. O objetivo deste método é desintoxicar o organismo, como o próprio nome indica, eliminando as substâncias ruins e indesejadas.

Este cuidado com o corpo, porém, geralmente não inclui o cérebro. Muitas vezes nos esquecemos de dar a mesma atenção à nossa mente e já reiniciamos o ano  ou a semana com a cabeça tomada por problemas e estresses.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas de como fazer um “detox cerebral” para limpar a sua mente do excesso de preocupação e começar o dia seguinte bem mais tranquilo.

  1. Respire: parece não fazer sentido, afinal de contas nós fazemos isso o tempo todo, mas prestar atenção à sua respiração e concentrar-se nesta tarefa promove relaxamento, tranquilidade e clareza mental.
  2. Anote tudo: o ato de passar os pensamentos, tarefas e ideias para um papel (ou bloco de notas virtual) faz com que você não precise ocupar sua cabeça com tantas coisas. Uma vez que tudo está anotado, não é mais necessário forçar-se a lembrar de tudo constantemente e sua mente pode descansar um pouco sem preocupações excessivas.
  3. Foque no essencial e elimine o trivial: certamente, sua mente também se ocupa de muitas coisas que são banais e nem sempre conseguimos identificar estes pensamentos irrelevantes para deixá-los de lado. Procure distinguir o que realmente é importante em sua vida e dê a isso a atenção necessária, desapegando do que é trivial.
  4. Durma bem: procure manter um padrão de sono mais contínuo e adequado às suas necessidades. Dormir pouco ou em excesso e não manter um ritmo de sono acabam cansando a sua mente e afetando diretamente no seu organismo de forma geral.
  5. Aja: essa dica é uma das mais conhecidas e aplicadas pela maioria das pessoas. Realizar uma atividade física (jogar bola, pedalar, regar as plantas, passear com o cachorro, dançar, etc.) promove benefícios ao seu corpo e à sua mente.
  6. Desligue a televisão: atualmente, o tempo desperdiçado em frente aos monitores de televisão e computador superam o dedicado a outras tarefas mais saudáveis para a nossa mente. Ler um livro, conversar com alguém ou ouvir uma música relaxante proporcionam muito mais tranquilidade à sua mente do que assistir à programas sensacionalistas, notícias ruins e informações desastrosas.
  7. Diminua um pouco o ritmo: pegue a lista de tarefas e pensamentos que você fez no item 2, escolha duas ou três coisas para fazer hoje e esqueça o restante por enquanto. Procure trabalhar sem pressão e ansiedade, foque-se nas atividades selecionadas para assim manter sua mente organizada, menos caótica e bem mais tranquila.
  8. Converse: falar com alguém sobre o que pensa, desabafar sobre os problemas, dúvidas ou simplesmente poder conversar sobre qualquer assunto com alguém que sabe ouvir é ótimo para a saúde de sua mente. Só não vá fazer do outro o seu muro das lamentações! Ah, depois retribua a atenção e carinho e ouça o que a outra pessoa tem a dizer também. Essa troca é sensacional!

 

Cuide da sua saúde mental… Faça este “detox cerebral” e comente o que achou das dicas.

Rafael Baltresca

Trabalha como palestrante desde 2001 e com hipnose desde 2007. É um apaixonado pela arte de hipnotizar e um dia ainda vai te fazer dormir...

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